A Brigada Militar abriu inquérito policial para apurar os fatos e investigar a morte de um homem após uma abordagem na noite de domingo, em Santa Maria. O fato aconteceu na Rua Evangelista Marcos, no Bairro Nova Santa Marta, por volta das 20h35min. O inquérito foi instaurado pelo major Edimilso André Carvalho Pereira.
A vítima, Marcio Campos Souza, 45 anos, trabalhava como motoboy. Segundo a ocorrência, a Brigada foi chamada após Souza sofrer um surto em via pública. Ao chegar no local, os policiais o viram chutando um poste de luz e danificando a fiação.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os policiais deram voz de abordagem, que não foi obedecida, sendo então feito “uso moderado da força e algemas para contenção, bem como o disparo de spark (arma de choque), que não surtiu efeito no homem”.
Souza precisou ser contido pelos policiais e colocado no chão, de bruços. Por estar sem camisa, vestindo apenas uma bermuda, sofreu lesões nas costas, braços, barriga, pernas e rosto, segundo a BM. Ainda conforme informações da Brigada, foi necessário o apoio de mais duas equipes para o atendimento da ocorrência. A abordagem foi filmada por uma testemunha.
Após ter sido imobilizado e contido pelos policiais, o motoboy foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Pronto Atendimento do Patronato, onde permaneceu em observação.
No PA do Patronato, o cunhado do homem atendido informou que ele estaria sob efeito de drogas desde sábado, e que fazia uso da droga k9, uma maconha sintética.
Durante a madrugada, Souza foi transferido para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde morreu por volta das 7h de segunda-feira (8). No registro da morte feito por um irmão da vítima na Polícia Civil, a informação é que o motoboy teria morrido após ser internado “em surto, devido ao uso excessivo de drogas”. Contudo, outro familiar diz que a vítima teria morrido devido ao excesso da abordagem policial.